Trabalhar o autoconhecimento é o segredo da alta performance 

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Alta performance. Seja na descrição de oportunidades de trabalho ou em postagens quaisquer, essas são duas palavras que fazem cada vez mais parte do mundo corporativo. Quem está em busca de talentos, sonha com profissionais que entreguem resultados. Por outro lado, quem quer crescer profissionalmente deseja desenvolver essa habilidade. 

Acontece que, muitas vezes, a busca por mais produtividade nos leva para o caminho oposto ao que garante esses resultados: 

O autoconhecimento é o segredo da alta performance

Sim, conhecer a si mesmo vai te ajudar a entregar mais resultados. Seja no trabalho ou em qualquer outra área da vida. 

Mas, quantas vezes você se anulou na sua rotina por não sobrar tempo? 

Antes de entrar nesse mérito, vamos voltar um pouco e explicar o que autoconhecimento tem a ver com alta performance. Pois, a gente sabe, pode parecer um pouco confuso ligar uma coisa à outra. 

Resumidamente, o autoconhecimento nos ajuda a entender quem somos e o que queremos. Mas, se a gente se aprofunda um pouco mais no conceito percebe que saber responder essas perguntas no leva também a: 

  • Saber lidar com nossas emoções
  • Entender nossos limites 
  • Identificar nossos pontos fortes (e os fracos também)
  • Entender o que devemos melhorar
  • Conhecer e conseguir controlar os pensamentos

Esses são só alguns exemplos dos efeitos que se conhecer nos traz no dia-a-dia. E, fica claro, quem quer entregar mais precisa dessas habilidades. Em outras palavras, é super importante exercitar o autoconhecimento e incentivar que o mesmo seja feito entre seus colaboradores. 

Práticas para mais autoconhecimento

As formas mais tradicionais de conseguir mais autoconhecimento são a terapia e a

análise. Mas, não são as únicas. É super possível exercitar o autoconhecimento dentro da rotina e de maneiras simples (e sem uma segunda pessoa te ajudando, caso você não se sinta pronto). 

Para começar, faça as pazes com a voz que vive na sua cabeça – afinal, é a sua voz – e use-a a seu favor. Em outras palavras, se questione sempre e busque aí dentro respostas que antes você dava automaticamente (ou, pior, ignorava). Pergunte-se desde quem você é e o que você deseja até a razão das suas decisões. 

Ter autoconhecimento é saber seus motivos e trabalhar com base neles, então esse já é um ótimo início. 

Ainda nesse sentido, é importante trabalhar seus sentimentos e entendê-los. Afinal, em um dia ficamos mais do que simplesmente felizes ou tristes. Aprenda a perceber as nuances do seu humor e a razão de cada um deles. 

O que te deixa ansioso? 

O que te faz relaxar? 

Com base nestas respostas, sua relação consigo mesmo vai ser outra. O que refletirá diretamente na sua relação com os outros e o trabalho. 

Outro passo importante é aprender a dizer não, tanto para os outros quanto para si mesmo. Se você sabe que está tomando uma decisão no impulso, negue-a. Se sabe que não vai dar conta de uma demanda, seja claro em dizer que precisa de mais tempo. Use essas respostas para ter mais foco. 

Meditação e autoconhecimento 

Se você precisar de ajuda para acessar o seu interior, ou se quiser dar uma forcinha para que seus colaboradores o façam, a meditação é uma ferramenta bem potente. 

Entre outras coisas, isso acontece porque a meditação nos permite relaxar e prestar atenção às pequenas coisas, principalmente os nossos pensamentos. É um momento de introspecção, de foco no momento presente e de reflexão – principalmente sobre si mesmo.  

Como Veridiana Julião, assistente de conteúdos do Zen App define, meditar é viajar para o seu interior mais profundo. De acordo com ela, essas são algumas meditações do Zen que podem ajudar nessa jornada: 

Se você quiser iniciar sua jornada de autoconhecimento para ter uma alta performance, na vida pessoal e profissional, conte com a ajuda do Zen App. E se quiser incentivar seus colaboradores, ofereça nossa solução de bem-estar a sua equipe. Nosso time está disponível para ajudar a fazer isso acontecer 🙂 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!