Sempre acreditei que a melhor forma de trabalhar era em casa. Porém, quando comecei a adotar o home office percebi que a tarefa não era tão simples assim. Afinal, se a gente não toma cuidado pode fazer mais atividades do que o habitual e até gerar um estresse desnecessário.
Quer saber como eu me organizo para aproveitar apenas as vantagens que o home office oferece? Neste artigo eu explico um pouco sobre como é importante respeitarmos os nossos limites. Veja só!
Como aproveitar as vantagens do home office?
Ao trabalhar no modelo home office, você não precisa enfrentar o trânsito logo cedo, economiza tempo e pode até aproveitar melhor a sua família. Interessante, né?
Apesar dessas facilidades, é importante lembrar que você precisa organizar e separar a sua vida profissional da pessoal. Assim, poderá desempenhar bem as suas atividades, sem gerar estresse.
Confira algumas dicas que ajudam nisso:
Separe um espaço para trabalhar
Muitas pessoas nem saem da cama e já começam a trabalhar com o notebook no colo. Embora pareça confortável em um primeiro momento, essa prática pode causar dores nas costas e distrações durante as atividades.
O ideal é que você separe uma parte da sua casa para o home office. Pode ser um espaço pequeno, no quarto, por exemplo, caso não obtenha espaço para um escritório. Tenha uma cadeira confortável e uma mesa para o computador ou notebook.
Essa estrutura ajudará você a se organizar melhor e a se manter focado nas tarefas que devem ser entregues.
Determine os horários
Algumas empresas não exigem um horário fixo para que os colaboradores trabalhem de casa. Mesmo que esse seja o seu caso, é interessante que você se planeje para fazer as atividades dentro de um período — das 09h às 18h, por exemplo.
Além disso, as pausas também devem ser mantidas, pois elas ajudam a mente a descansar um pouco e a garantir mais produtividade. Se no escritório você pausa das 12h às 13h, por que não manter o ritmo no seu lar também?
Evite autocobranças
Durante uma reunião, o seu filho ou cachorro fez barulho? Tudo bem, as outras pessoas irão entender que essa situação foge do controle e pode acontecer com qualquer um.
Evite se cobrar por detalhes que fazem parte do trabalho remoto, como barulhos, queda de internet e outros problemas com equipamentos. Seja uma pessoa honesta e converse com os seus superiores sobre as suas dificuldades.
Lembre-se de que dar o seu melhor no home office não significa trabalhar sem parar ou sem adversidades. O importante é ter compromisso com as entregas!
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