Os filmes são ótimos para entreter, divertir e abrir a nossa mente para diferentes perspectivas e emoções. Há diversos gêneros e obras incríveis para serem vistas sempre que você sentir vontade. Porém, hoje, vou indicar alguns filmes de evolução pessoal que certamente farão você enxergar a vida com outros olhos.
Preparados? Já vai ajeitando o sofá e fazendo a pipoca. Luz, câmera e ação!
3 dicas de filmes de evolução pessoal
Quem não gosta de assistir a bons filmes, seja sozinho ou em companhia, não é mesmo? Eu adoro! Acredito que seja um tipo de entretenimento necessário para a nossa rotina que, muitas vezes, é turbulenta.
Há obras capazes de emocionar, alegrar, entristecer e até mesmo fazer refletir melhor sobre a vida. Recentemente, assisti a alguns filmes de evolução pessoal e que mudaram muito a minha vida.
Todos aqueles que desejam aprender mais sobre o autoconhecimento, precisam colocar na sua lista:
1. A Vida é Bela
O drama italiano A Vida é Bela (1997) nos ensina o poder do otimismo em situações difíceis. Durante a Segunda Guerra Mundial, um pai e seu filho são afastados da família e levados a um campo de concentração.
Para esquecer dos ataques nazistas, o pai tenta entreter o filho com a imaginação. Isto é, o faz acreditar que os dois estão participando de uma brincadeira, para assim, protegê-los de toda a violência que os cercam.
O filme nos ensina como é importante preservar a inocência e o olhar puro que temos quando criança. Muitas vezes, os adultos complicam demais, quando, na verdade, a solução está em pequenas e simples coisas.
O seu pensamento diante às situações é o que fará o seu então problema ser grande ou pequeno. É você quem decide!
2. Comer, Rezar e Amar
Liz Gilbert tinha tudo o que alguém poderia sonhar: um marido, uma casa e uma carreira bem-sucedida, porém, não era feliz. Confusa e um pouco perdida, sai em busca de descobrir o que realmente desejava para a sua vida.
A personagem viaja pelo o mundo, descobre o que verdadeiramente gosta de fazer e, finalmente, encontra sua paz interior.
O filme Comer, Rezar e Amar (2010) mostra como é importante sairmos da zona de conforto e nos libertamos de crenças limitantes. Às vezes, aceitamos algumas coisas e abdicamos da nossa real felicidade para nos encaixarmos nos padrões da sociedade.
Porém, se olharmos para dentro, podemos encontrar um Eu gritando para ser libertado. A lição do filme gira em torno de você não ter medo de arriscar tudo para ir em busca do seu verdadeiro Eu.
3. Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera
O drama coreano Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera (2003) é um dos filmes de evolução pessoal mais lindos que existe. O longa retrata a história de um monge budista e sua jornada a um mosteiro.
As cenas mostram toda a sua evolução pessoal, da infância até a velhice, ou seja, as estações da vida dele. Cada uma das temporadas climáticas atuam como metáforas e lições de aprendizado.
Além disso, o filme mostra como os pecados capitais — inveja, luxúria e outros — são eventos importantes a serem passados para aprendermos a lidar com nossos próprios erros e nos tornamos seres de luz.
Gostou das indicações de filmes de evolução pessoal? Para mais dicas assim, continue acompanhando o blog Zen App!