Como tratar a ansiedade quando tudo parecer perdido

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Diante de uma crise é como se tudo ficasse confuso e nada consiga dar certo, apenas quem experiencia sabe qual é a real sensação. Nesses momentos, como tratar a ansiedade quando tudo parecer perdido?

Cada pessoa experiencia a ansiedade de uma forma diferente, mesmo com alguns sintomas em comum. Você pode estar ansioso por algum motivo ou até situação, assim como também pode estar vivendo um estilo de vida ansioso.

Entretanto, isso não significa que não há como aliviar os sintomas e até conseguir viver de forma tranquila. É possível encontrar meios de lidar com a ansiedade mesmo quando tudo parecer perdido.

Sintomas da ansiedade

Nem todas as pessoas vão sentir o coração acelerar e ficar excessivamente preocupadas. Algumas pessoas vão apenas suar em excesso ou até ter diarreia dependendo da situação.

Porém, é importante saber quais são os sintomas da ansiedade para que você possa identificar quais estão ocorrendo e com qual frequência.

Os mais comuns e os principais, costumam ser:

– Irritabilidade;
– Preocupação excessiva;
Insônia ou dificuldade para dormir;
– Sudorese;
– Dores no peito;
– Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);
– Medo constante;
– Preocupação excessiva;
– Dificuldade em se comunicar;
– Nervosismo;
– Sensação de boca seca;
– Dores na barriga e/ou diarreia;

Ter conhecimento sobre esses sintomas e a intensidade em que eles ocorrem, além da identificação de outros sintomas que podem surgir nesses momentos, vai auxiliar no diagnóstico médico de um possível transtorno de ansiedade.

Como tratar a ansiedade

Para a maioria das pessoas, enfrentar os sintomas que listamos acima é uma condição desconfortável. Ninguém gosta de se sentir ansioso, principalmente em situações comuns e de rotina, por exemplo.

Diante de uma crise de ansiedade parece que tudo está perdido. A sensação é de que uma onda de negatividade misturada com vários sintomas tomassem conta de você. Entretanto, saiba que mesmo quando tudo parece estar perdido é possível encontrar uma maneira sobre como tratar a ansiedade.

Ao invés de procurar fugir da sensação de angústia e dos pensamentos acelerados, experimente parar por alguns instantes e compreender esses sentimentos.

Tenha um diário e escreva as situações que costumam anteceder um momento de crise, reserve também alguns minutos do seu dia para entrar em conexão com si mesmo através da prática da meditação.

Meditar é um grande aliado no alívio da ansiedade como um todo, pois, é uma prática que tem como objetivo a presença. Estar presente no aqui e agora faz com que a gente se sinta menos ansioso, e consequentemente mais conectado com o nosso verdadeiro eu.

Mesmo que você nunca tenha meditado ou ache que a ansiedade não permite que você consiga completar uma prática, selecionamos 2 conteúdos que podem te ajudar.

1 –  Alívio Rápido da Ansiedade [OUVIR AGORA]

Se você está sofrendo com a ansiedade neste momento ou tem enfrentado crises de ansiedade durante o seu dia, pratique essa meditação guiada.

Aos poucos você irá perceber como os sintomas irão reduzir, se sentirá mais relaxado e com os pensamos mais tranquilos, retomando o controle sob si mesmo.

tela da meditação guiada "Alívio Rápido da Ansiedade" para auxiliar em como tratar a ansiedade

2 – Samavritti Pranayama [PRATICAR AGORA]

 

Já comentamos aqui no blog sobre a importância da respiração consciente e como as técnicas de respiração podem contribuir para a qualidade de vida. Elas também são uma ferramenta incrível para ajudar em como tratar a ansiedade quando tudo parecer perdido.

É algo simples, mas muito poderoso o que você irá aprender. Nos momentos em que não estiver com o celular por perto ou a situação não permitir, também poderá praticar essa técnica.

tela da meditação guiada "Samavritti Pranayama" para ajudar em como tratar a ansiedade

Apesar de ser uma reação natural do corpo, é importante estar atento a frequência, intensidade e situações em que a ansiedade se faz presente. Cerca de 9,3% dos brasileiros possuem algum transtorno de ansiedade que está relacionado a diversos fatores, inclusive com o estilo de vida acelerado que levam.

Se você está em busca de uma vida mais tranquila, com propósito e qualidade de vida, conheça o Zen!

Um aplicativo completo e com várias ferramentas que auxiliam na sua jornada de autoconhecimento e bem-estar. São centenas de meditações guiadas, programas exclusivos, músicas de cura e relaxamento, reflexões, mensagens e muito mais!

Baixe GRÁTIS o Zen! Disponível para celulares com o sistema iOS e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!