Como começar a meditar sozinho

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Aprender a meditar é se abrir para o novo e iniciar uma jornada em busca de uma vida com mais propósito e bem-estar. Mas, como começar a meditar sozinho?

Ao redor do mundo cada vez mais as pessoas estão buscando, pesquisando e praticando a meditação. Além dos inúmeros benefícios da meditação, a prática também é uma excelente forma de desenvolver o autoconhecimento.

Para aprender mais sobre essa prática enriquecedora e também descobrir dicas que vão ajudar você a como começar a meditar sozinho, continue lendo!

Meditação e autoconhecimento

Aprender a meditar é algo simples e muito benéfico para a nossa saúde mental, que nos permite conhecer em profundidade a nós mesmos.

Quando aprendemos como começar a meditar sozinho, vamos nos conhecendo melhor através da percepção de todas as sensações e emoções que habitam o nosso ser. Aos poucos também vamos aprendendo a não nos apegar aos nossos pensamentos e a nossa vida vai se tornando mais leve.

Com uma rotina moderna cada vez mais agitada, a ansiedade, a depressão e até mesmos a insônia e até a tão falada gastrite estão se tornando comuns. Através da prática da meditação conseguimos reduzir e complementar o tratamento para uma melhora mais perceptível desses casos.

Tudo isso através do desenvolvimento do autoconhecimento, que vai nos guiar em direção a melhora do nosso ser.

Como começar a meditar sozinho

Algumas pessoas ainda têm certa resistência sobre como começar a meditar sozinho. Porém, quando estiver meditando você estará com sua melhor companhia, você mesmo.

Para você iniciar a sua prática, separei algumas dicas que são essenciais não só nesse primeiro momento, mas também fará parte da sua rotina de meditação. Vamos lá?

1 – Encontre um local

É possível praticar em qualquer lugar? Sim, é possível. Quanto mais experiência você for adquirindo ao meditar, chegará uma hora que o fará até caminhando. Entretanto, nesse primeiro contato é importante escolher um local que seja adequado.

A preferência é que seja silencioso ou com poucos ruídos, e que você possa permanecer, sem a interrupção de outras pessoas durante a prática.

2 – Posição confortável

A imagem da meditação para muitos está relacionada a posição de lótus, mas nem todas as pessoas se sentem confortáveis nessa posição. Alguns não conseguem ficar 5 minutos nessa posição, por exemplo..

Existem diversas posições para você aprender como começar a meditar sozinho. Você pode meditar deitado, sentado em uma cadeira ou em qualquer outra posição. O importante é que você esteja confortável e que o seu corpo esteja alinhado.

3 – A escolha da meditação

Existem diversas maneiras de meditar, cada uma com as suas particularidades, mas que carregam o mesmo propósito: despertar a presença e desenvolver o autoconhecimento.

Para os que estão aprendendo como começar a meditar sozinho, indico que comece com um bom aplicativo de meditação. Que tenha diferentes técnicas, vozes e objetivos, para que você consiga experimentar e escolher a que mais se adapta a sua rotina.

As meditações guiadas do Zen app, por exemplo, são excelentes para os que estão começando a aprender a meditar.

4 – Crie um hábito

Para que você possa perceber os benefícios da prática em sua vida, é necessário fazer dela um hábito. Para isso, você precisa praticar todos os dias, de preferência em um horário específico. Assim, o seu corpo e a sua mente ficaram acostumados a essa nova rotina.

Para transformar a meditação em hábito, aconselho que comece com uma boa meditação matinal.  Dessa forma, você terá a clareza mental, paz interior e energia necessária para desfrutar do seu dia.

Experimente praticar a meditação guiada “Iniciando o Dia”, disponível no Zen app. É uma meditação leve, ideal para quem está aprendendo como começar a meditar sozinho.

INICIANDO O DIA [OUÇA AGORA NO APLICATIVO]

tela da meditação guiada "Iniciando o Dia" disponível no Zen app para aprender como começar a meditar sozinho

Sobre o Zen app

O Zen é um aplicativo de meditação completo. Com meditações guiadas, trilhas sonoras para relaxar e programas exclusivos para os mais diversos objetivos. Além de mantras, vídeos, infinitas reflexões inspiradoras e muito mais.

No Zen você também encontra a Terapia, uma ferramenta exclusiva do app que, de acordo com o seu sentimento e humor atual sugere uma meditação ÚNICA para a sua melhora. E o melhor de tudo, a cada play você desfruta de uma meditação diferente.

Outra boa prática que pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida é o Ho’oponopono, você já conhece? Leia mais sobre ela no artigo!

Aproveite para baixar o app agora mesmo!  Disponível para iOS e Android.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!