Como aliviar os sintomas da TPM? A gente explica!

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

A TPM ou tensão pré-menstrual é um problema que afeta muitas mulheres todos os meses, causando incômodos e atrapalhando a vida pessoal e profissional nesse período do mês. Como principais sintomas da TPM temos a irritação, dores de cabeça, fome excessiva, cólica, dores nos seios, retenção de líquido, entre outros.

No entanto, você sabia que é possível diminuir os sintomas da TPM com algumas mudanças de hábitos? Ficou interessado em saber mais a respeito? Continue acompanhando a leitura!

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas não só contribui para um melhor funcionamento do organismo, como também faz o corpo liberar endorfina, um hormônio que está associado ao prazer, felicidade, redução de dores, relaxamento, entre outras vantagens.

Para se beneficiar da endorfina e das demais vantagens da prática de atividades físicas é preciso se exercitar com frequência por, aproximadamente, 45 minutos seguidos. Para esse propósito, as melhores opções são as atividades aeróbicas, tais como pedalar, nadar, dançar, caminhar e correr.

No entanto, durante o período de TPM não é indicado exagerar na intensidade das atividades para que você não corra o risco de agravar os sintomas. Portanto, faça no seu ritmo e de maneira que não seja nem muito lento, nem muito rápido.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação tem um papel essencial na TPM, pois é quando, geralmente, as mulheres sentem maior necessidade de alimentos como chocolate, sem falar na compulsão que também costuma ocorrer.

Uma alimentação equilibrada e saudável faz o trabalho completo. Alimentos naturais e ricos em vitaminas e sais minerais ajudam a regular as funções do organismo, diminuindo dores e regulando hormônios. Já os alimentos ricos em fibras são excelentes para diminuir a compulsão, pois eles ajudam na saciedade.

Uma dica para quem sente muita vontade de comer chocolate é tentar sempre optar por chocolate meio amargo. E não para por aí! Uma alimentação não saudável pode agravar as dores, piorar o inchaço causado pela retenção de líquido, deixar você mais irritada, aumentar a fome, entre outros problemas.

Pratique meditação

Fazer meditação todos os dias é uma excelente maneira de relaxar o corpo, diminuir o estresse, aumentar o autoconhecimento e o autocontrole e muito mais. Todos esses benefícios são ótimos para ajudar você a lidar com problemas e momentos difíceis e não apenas com a irritação e outros sintomas da TPM.

Para começar a meditar você pode utilizar aplicativos que auxiliem com técnicas de meditação guia. Além disso, escolha um horário e local para realizar a prática diariamente. O ideal é fazer da meditação um hábito na sua vida, pois ela é ainda melhor a longo prazo e excelente para melhorar a sua qualidade de vida.

Portanto, é possível aliviar os indesejáveis sintomas da TPM que tendem a aparecer e incomodar todo mês. Para isso, não se esqueça de praticar atividades físicas, se alimentar corretamente e meditar. O ideal é que essas atividades sejam frequentes para que você seja favorecida com seus diversos benefícios que vão além da redução dos sintomas da TPM.

Gostou de saber um pouco mais sobre a tensão pré-menstrual? Assine já nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes como este! Baixe também o Zen app para ter um guia em suas meditações, ele está disponível para Android e iOS.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!