Todos nós somos ansiosos, seja em um grau menor ou maior. Esse instinto é totalmente natural do corpo humano e aparece quando estamos preocupados, com medo, esperançosos ou animados para que algo aconteça. Porém, algumas pessoas tendem a sofrer mais com os sintomas e acabam se enquadrando no que chamamos de Transtorno de Ansiedade.
Eu já sofri inúmeras vezes com isso, mas depois que conheci técnicas de como aliviar a ansiedade, pude viver muito melhor. Conheça abaixo algumas dicas infalíveis!
Como aliviar a ansiedade?
Às vezes não é nada fácil ser calmo e se controlar em determinados situações da vida. Na época da escola, quando eu ia fazer uma prova, por exemplo, eu quase desmaiava de tanto nervosismo e ansiedade para realizar logo o exame e descobrir a nota.
Depois, no vestibular, você pode imaginar que essa situação piorou. E para uma entrevista de emprego então, nem se fala! O fato é que eu sempre fui uma pessoa extremamente preocupada em dar o meu melhor e querer que tudo saísse perfeito.
A perfeição não existe e tive que entender que tudo bem não ir tão bem naquela prova ou não passar na entrevista. As coisas acontecem como devem acontecer. Quando passei a enxergar as coisas assim, aprendi a lidar e a como aliviar a ansiedade.
Viver preocupado e ansioso não é nada bom, inclusive, compromete a sua qualidade de vida. Se você é assim, experimente aplicar essa técnicas no seu dia a dia:
Respiração quadrada
Eu adoro a respiração quadrada, pois ela realmente é eficaz. A técnica consiste em quatro etapas, revezando entre ações e pausas.
Para começar, inspire lentamente contando até cinco. Depois, segure o ar por mais cinco segundos e expire de forma lenta na mesma contagem. Por fim, mantenha-se “sem ar” pelos mesmos cinco segundos e repita o processo novamente.
A ideia é que com o passar do tempo você aumente a contagem, podendo chegar em oito ou 10 segundos. Repita o processo quantas vezes achar necessário e até sentir-se mais calmo.
Respiração alternada
Você já tentou respirar por uma narina de cada vez? Caso não se lembre, quando estamos resfriados fazemos quase isso. A ideia dessa respiração é alternar a entrada de ar uma narina por vez.
Inspire profundamente por um lado e tampe a entrada do outro com o dedo indicador. Feito isso, agora expire pela outra narina e, claro, com o dedo indicador na entrada que você não tiver expirando.
Vá alternando, no seu ritmo, e repita quantas vezes achar necessário.
Gostou de conhecer algumas técnicas de como aliviar a ansiedade? No aplicativo do Zen, você encontra mantras, meditações e músicas para acalmar os seus pensamentos. Teste gratuitamente por sete dias!