Você conhece a medicina ayurveda? Com 7 mil anos de tradição, esses conhecimentos milenares estão ganhando cada vez mais espaço no Ocidente. A ideia é simples e consiste na união de práticas que trabalham mente e corpo ao mesmo tempo.
Por atuar de forma integrativa, o objetivo é trabalhar corpo, mente e alma, incluindo massagens, meditação e bons hábitos alimentares. Traduzindo, ayurveda significa “ciência da vida” e tem como foco cuidar do organismo de forma completa e manter a saúde em dia, e não apenas recorrer a remédios após o desenvolvimento de doenças.
Por isso, a prática é recomendada para todas as pessoas, sem nenhuma restrição. Afinal, o cuidado realizado com alimentação, meditação, yoga, purificação e terapias não pode fazer mal para ninguém, não é mesmo? Então, se ficou interessada e quer saber mais, confira a seguir!
O que são os doshas?
A medicina ayurveda considera o perfil biológico para classificar as pessoas em três grupos de doshas: Pitta, Vata e Kapha. Na verdade, todas as pessoas têm esses três doshas em diferentes proporções.
Quando um deles está mais atuante, é possível perceber alterações na saúde. Por isso, o primeiro passo para ter os benefícios da ayurveda é conhecer o seu dosha e buscar cuidados específicos para encontrar o equilíbrio do organismo, como seguir a alimentação indicada para cada caso.
Como funcionam os doshas?
Pitta
Se você tem os olhos claros, a pele oleosa e os músculos bem definidos, então há grandes chances de que você faça parte do grupo com o dosha Pitta prevalecente.
Elemento: fogo.
Personalidade: as pessoas com o dosha Pitta predominante costumam ser dinâmicas, ágeis e não gostam de ter a opinião contrariada. O empreendedorismo é uma alternativa atraente e de sucesso para esse grupo.
Fatores presentes quando há desequilíbrio: a inquietação e a irritação logo aparecem quando há desarmonia no organismo.
Alimentação indicada: esse grupo deve fugir de pratos apimentados e salgados e dar preferência aos sabores doces e amargos.
Vata
Dosha representado pelas pessoas com corpo alto e magro. Há maiores chances de desenvolver problemas na coluna.
Elementos: ar e éter.
Personalidade: a criatividade e a imaginação fértil preenchem a mente do grupo Vata
Fatores presentes quando há desequilíbrio: quem tem o dosha Vata em destaque pode sofrer com dores nas articulações, intestino preso e uma grande dificuldade de manter a concentração em um único assunto.
Alimentação indicada: de preferência, o cardápio desse grupo deve ser composto por sabores salgados, ácidos e doces, além de pratos frios.
Kapha
Quem tem esse dosha mais atuante costuma ter fios de cabelos grossos, pele clara e oleosa e tendência à retenção de líquidos.
Elementos: água e terra.
Personalidade: eficiência e boa memória.
Fatores presentes quando há desequilíbrio: a preguiça e a procrastinação são desafios diários para as pessoas com personalidade Kapha.
Alimentação indicada: nada de massas, esse grupo precisa de alimentos picantes e amargos.
Como vimos, os três doshas apresentam algumas características quando estão desequilibrados. É possível ter dois doshas predominantes ao mesmo tempo e pode ser, também, que o dosha mude ao passar dos anos. O fundamental para uma boa saúde é utilizar as práticas da ayurveda para estar em harmonia.
Um dos pontos principais para encontrar o equilíbrio, desenvolver saúde e bem-estar é a prática da meditação. O seu celular pode ser um grande aliado, se você quer agregar esse hábito à sua rotina. Baixe agora mesmo o Zen! Disponível para Iphone e Android.