Como está a sua rotina de autocuidado diário?
Desde que essa palavra ganhou espaço no vocabulário popular, não faltam dicas de ações de autocuidado por aí. Desde o uso de produtos para o cuidado com a pele até a inserção de minutos de leitura na rotina. Tem de tudo. E, de fato, tudo é válido.
Mas, a verdade é que o autocuidado vai além dessas ações e deve fazer parte do nosso dia inteiro.
- Tomar um banho calmo e relaxante é cuidar de si;
- Reservar um tempo para tomar café da manhã sentado à mesa, também é.
Enfim, existem inúmeras maneiras de cuidar de si durante o dia sem a necessidade de comprar nada e nem dedicar horas e horas (por mais que você mereça algumas horas do seu próprio dia). Se acaso você não consegue imaginar o que ou como fazer isso, nós listamos algumas ações simples de autocuidado que só dependem de você – e muitas não tomam nem tempo, você só precisa mudar de atitude!
Autocuidado diário: ações simples e que só dependem de você
Comece o dia sendo sua prioridade
Se acaso você é do time que nem levanta da cama e já está com o celular nas mãos, tente mudar isso! Antes dos e-mails, notícias e stories, tire um tempo para si. Você pode, por exemplo, acordar e dedicar seus primeiros 15 minutos para:
- Alongar o corpo
- Fazer e tomar um café fresco e quentinho
- Simplesmente ficar deitada sem fazer nada
- Uma meditação rápida e revigorante
Não esconda seus sentimentos
Busque ser franco com você mesmo e não anular seus sentimentos. Está triste? Sinta a tristeza e, mais importante, entenda o motivo de você se sentir assim.
Não engula o choro ou silencia gargalhadas!
Sentimentos devem ser sentidos e não fazê-lo é autodepreciativo! Neste mesmo sentido, também seja sincero com quem te rodeia sobre como você está. Acumular sentimentos só nos deixa mais tensos.
Diga não quando necessário
Para além de não esconder os sentimentos, é importante, também, respeitar seus limites. Dizer não pode ser difícil. Mas é uma das atitudes de autocuidado mais poderosas, pois te livra de viver e ouvir muitas coisas que te fariam mal.
Se você não se sente à vontade, não faça.
Se não quer, não tem porque dizer sim!
Cuide do seu sono
Quem dorme bem passa o dia melhor. Então, tente deitar mais cedo e fazer higiene do sono no decorrer do dia.
Lembre-se de agradecer
Observe pequenos acontecimentos do seu dia e agradeça. Seja um motorista que te deu passagem ou alguém que segurou a porta do elevador.
Agradecer tende a aumentar nossa sensação de bem-estar.
Pare um pouco
A busca por produtividade nos faz viver acelerados. Durante o dia, faça pausas para respirar. E não esqueça de beber água.
Trate-se da mesma forma que você trata os outros
Quão crítico você é consigo mesmo? E com que frequência você diz aos outros que está tudo bem e os ajuda a se sentir melhor?
Respostas desproporcionais? Então é hora de rever a forma como você se trata… seja nos pensamentos ou mesmo verbalizando para os outros. Às vezes somos críticos em excesso com nós mesmos, nos xingamos, depreciamos e não vemos valor no que é feito por nós. Fique atento a esse pequeno detalhe e seja amoroso com você e sua jornada.