As expressões mais comuns do yoga: o que são asanas e pranayamas?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Começar uma nova atividade física é desafiador por vários motivos. Afinal, é necessário criar um novo hábito e normalmente tudo que envolve o exercício em questão é novo pra você. Se acaso a prática escolhida for o yoga, isso pode ser ainda mais evidente. Isso porque boa parte das expressões mais comuns do yoga são em sânscrito, a língua ancestral da Índia.  

Calma, não precisa entrar em pânico. 

Todas as posturas têm nomes populares, então as professoras costumam citar ambos para ninguém se perder. Já as expressões, você vai conhecer a seguir e aprender o que são. 

O que são as expressões mais comuns do yoga

1. Asanas

São as posturas físicas que você constrói durante as aulas tais como, por exemplo, o cachorro olhando para baixo ou a investida. De acordo a definição de Patânjali, o codificador do yoga, asanas são conforto e estabilidade.

2. Prana

É a energia vital. Tudo o que é matéria e energia tem prana tal qual o sol, o ar, a terra, a água, por exemplo. O simples fato de existir nos oferece a possibilidade de absorver essa energia e ela nos ajuda desenvolver uma prática mais saudável e fluida, quando estamos presentes e conscientes praticando.

3. Pranayamas

Pranayama é o controle e direcionamento do prana que chega até nosso corpo através da respiração. Esse controle respiratório pode ser realizado enquanto o praticante executa os exercícios de respiração que acontecem durante uma prática. Existem inúmeros paranyamas diferentes – que ajudam desde o controle da ansiedade até dormir melhor, por exemplo.

4. Sutras

Sutra significa fio e, normalmente, são escritos que documentam algo milenar. No yoga temos o yoga sutra de Patanjali – 196 versos que fundamentaram a sistematização do yoga de acordo com a percepção desse codificador. Essa é uma obra bem importante da filosofia Yogi.

5. Mudras

Em resumo, são gestos que a gente faz majoritariamente com as mãos ao longo das práticas. Quase como os asanas, mas feitos com as mãos. Segundo Veridiana Julião, professora de yoga no Zen Wellness, ao posicionar os dedos de uma forma específica acionamos regiões do nosso cérebro que transmitem estímulos para o nosso corpo, atuando inclusive no equilíbrio do sistema nervoso.

Três benefícios do yoga comprovados pela ciência 

Agora que você já conhece as expressões mais comuns do yoga, vale reforçar que a prática traz diversos benefícios para a nossa saúde. Muitos deles comprovados pela ciência. Clique aqui para conhecer três deles. E, se acaso ficar com dúvida sobre como esses benefícios são possíveis, nós também já explicamos como o yoga funciona no nosso corpo.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!