6 elementos para o seu jardim de meditação e contemplação

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Ah, como é bom meditar e contemplar… entrar em estado de foco, relaxamento total e união com o todo.  

Se você deseja um pouco mais de relaxamento e tem espaço para um jardim no quintal de casa, sinta-se uma pessoa de sorte!

Simplesmente, por que não construir seu próprio jardim zen? 

A ideia é ter um local para caminhar, se conectar com a natureza e contemplar. Portanto, você pode transformar completamente o quintal de casa em um paraíso de paz. Assim, se você já tem um jardim, isso poderá ser obtido apenas adicionando um ou outro novo elemento. Em alguns casos, você pode simplesmente mudar pequenos detalhes ou talvez repensar o que já tem. 

Desse modo, se você deseja transformar o seu quintal em um jardim de meditação ou apenas criar um pequeno lugar tranquilo para se sentar e relaxar no final de um dia agitado, você ficará surpreso com o quão fácil e barato é transformar o seu jardim.

Pronto para construir seu próprio pequeno pedaço do paraíso? 

1) Água, areia e pedras

Símbolo de vida, a água pode ser inserida em um pequeno lago artificial, cascata ou até mesmo uma fonte. Mas se a opção for por um ambiente seco, a água é representada por meio de cascalho, areia ou pequenas pedras.

Estes elementos estão no coração da maioria dos jardins zen. Você pode tornar o seu jardim de meditação mais relaxante, simplesmente pensando em um local para adicionar areia, cascalho e acrescentando pedras maiores onde quiser. Você pode manter uma pequena enxada ou pá para movimentar a areia de vez em quando e dar uma aparência ondulada para que ela se assemelhe às ondas do mar. 

Afinal, as ondas do mar são as coisas mais relaxantes, não são?

2) Caminhos e plantas

Parte da criação de uma aparência propícia para a meditação é ter caminhos para percorrer e admirar a paisagem. Você pode criar isso facilmente com pedras, lajotas, placas ou até mesmo decks de madeira, e depois adicionar suas várias plantas, ou quem sabe, incluir um belo bonsai – musgos e hortaliças também funcionam muito bem. 

Este é um passo realmente simples que você pode executar ao longo do tempo ou passar um fim de semana revisando completamente seu quintal, e será algo que transformará instantaneamente seu jardim em um paraíso contemplativo.

3) Um pouco de musgo

Assim como pedras e areia, o musgo é um aspecto importante do seu jardim de meditação. O musgo é uma das plantas mais presentes em um jardim zen japonês e você pode facilmente incorporá-lo ao seu jardim de contemplação. Plante musgo no centro de seu caminho de areia ou rocha, ou apenas tenha recipientes com musgo ao redor de sua área de relaxamento. O musgo também cresce bem onde outras plantas e flores não, por isso é uma excelente cobertura para áreas com baixa qualidade do solo. 

4) Pense nas cores

Se a ideia é criar um jardim zen, o ideal é não ousar muito nas cores, mas um pouco de cor pode dar uma alegria a mais para o local. Pense em plantas perenes de cores pacíficas, pedras de cores contrastantes, e talvez, um pouco de branco misturado para um efeito relaxante. As flores de cerejeira japonesas são as flores mais lindas e relaxantes, mas se você não pode adicionar uma cerejeira japonesa, pense em um vaso de barro ou colorido num esquema de cores para efeito relaxante.

5) Bambu

O bambu definitivamente dará a você a sensação de estar no Japão, onde os jardins zen se originaram, portanto, adicioná-lo ao seu quintal certamente causará o mesmo efeito. Você pode adicionar uma pequena fonte de água de bambu. Ou você pode adicionar cercas de bambu ao redor do seu jardim ou qualquer número de outras criações de bambu. E o bambu não é tão caro quanto você imagina. 

6 – Priorize a simplicidade

Existem tantas maneiras de construir seu próprio jardim de meditação e contemplação ao ar livre. Você pode adicionar tantos elementos diferentes ou optar por uma proposta mais minimalista. Se você realmente deseja ter a sensação paz e relaxamento, você pode adicionar algumas lanternas de jardim, ou até mesmo uma lanterna japonesa que dará um charme especial ao ambiente. Pode também, adicionar outros elementos que embelezam seu espaço e o tornam o lugar perfeito para relaxar. Mas não se esqueça, o segredo é manter a simplicidade – você não sentirá paz se sobrecarregar o jardim com muitos elementos.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!