Uma tela em branco pode ser uma ótima oportunidade para projetar novas realidades, mas para o depressivo não funciona assim. Por mais que os esforços sejam constantes, a depressão é como se fosse um grande quadro em branco em que não conseguimos estímulos para projetar alguma coisa.
A procura por algum tipo de remédio para depressão acaba aumentando como uma forma desesperada de conseguir trazer mais leveza e sentido para a vida da pessoa.
De acordo com estudos realizados pela universidade Johns Hopkins (EUA), a prática da meditação tem o mesmo peso de eficácia comparado com o uso de medicamentos antidepressivos.
Diferente dos medicamentos que podem trazer algum efeito colateral, escolhemos 3 práticas de meditações guiadas que podem agir como remédio para depressão.
PLENA ATENÇÃO [COMECE AGORA]
Uma das práticas meditativas que teve destaque nas pesquisas realizadas pela universidade, foi a atencional. É uma técnica budista que direciona a pessoa a prestar atenção no momento presente, no agora.
A meditação de Plena Atenção auxilia no alívio dos sintomas de depressão e ansiedade. Te ajudando a focar no presente e a perceber as sensações ao seu redor.
AFASTANDO A DEPRESSÃO [PRATIQUE AGORA]
Há momentos em que a depressão provoca profunda tristeza, nos fazendo ter pensamentos negativos. Quando sentir que está começando a se envolver com esses sentimentos, ouça a meditação Afastando a Depressão.
Ela irá te auxiliar elevando os seus pensamentos, te ajudando a combater a tristeza e trazendo mais paz e conforto para a sua vida.
NUTRINDO A ALMA [OUÇA AGORA]
Para tornar a prática de meditação um hábito, que tal experimentar começar o dia ouvindo a meditação guiada Nutrindo a Alma?
Assim como as outras meditações, ela também irá agir como uma espécie de remédio para a depressão. Te ajudando a nutrir o seu espírito com coisas boas, para te conectar cada vez mais com a sua essência.
Ao contrário do que muitos pensam, a depressão não tem uma cara. Não necessariamente uma pessoa depressiva está fisicamente debilitada ou com um semblante triste. Às vezes, a pessoa ao seu lado aparenta estar bem, mas na verdade ela pode ter depressão.
É preciso fortalecer o diálogo sobre a doença, para que o mito de que a depressão é uma espécie de frescura ou preguiça, o que de fato não é, pare de se propagar.
Se você é depressivo ou conhece alguém com depressão, compartilhe esse post com ela. Pode ser que ela comece a praticar a meditação como remédio para depressão, uma forma de manter os pensamentos no presente. Aliviando a dor e o sofrimento.
Lembrando que as práticas aqui apresentadas não substituem um tratamento médico (que é extremamente necessário para a pessoa com depressão) ou anula o uso de medicamentos que foram receitados pelo seu médico.
Aproveite para ler: 3 meditações guiadas para aliviar a ansiedade!