Medo e ansiedade produzem respostas semelhantes a certas ameaças. A tensão muscular, o aumento da frequência cardíaca e a falta de ar marcam os sintomas fisiológicos mais significativos associados a uma resposta ao perigo.
Apesar de andarem juntos, esses termos não são intercambiáveis. Por mais que os sintomas normalmente se assemelhem, a experiência de uma pessoa com essas emoções pode mudar com base em seu contexto.
Se você quer saber mais sobre a diferença entre o medo e ansiedade, continue lendo!
O que é ansiedade?
É uma resposta a uma ameaça imprecisa ou desconhecida, e normalmente é acompanhada por muitas sensações somáticas (físicas) desconfortáveis. Alguns dos sintomas físicos mais comuns da ansiedade incluem:
- Dor muscular e tensão;
- Dificuldade para dormir;
- Dor no peito;
- Suor excessivo;
- Calafrios;
- Frequência cardíaca acelerada;
- Dormência ou formigamento;
- Despersonalização;
- Náuseas;
- Falta de ar;
- Tontura.
O que é medo?
É uma resposta emocional a uma ameaça conhecida ou definitiva. Embora o foco da resposta seja diferente (perigo real vs. imaginado), o medo e ansiedade estão relacionados.
Quando confrontados, a maioria das pessoas experimentará as reações físicas descritas sob ansiedade.
O medo causa ansiedade e a ansiedade pode causar medo, mas as sutis distinções entre os dois dão uma melhor compreensão de seus sintomas e podem ser importantes para um médico prescrever o tratamento correto.
Como lidar com medo e ansiedade?
Esses sentimentos estão mais ligados a transtornos de ansiedade, como fobias específicas, agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico.
Uma boa estratégia é praticar algumas meditações guiadas para ajudar a lidar melhor com as emoções e também aliviar a ansiedade.
Experimente praticar a meditação guiada “Refugio Interior”, guiado na voz da Juliana Goes, cofundadora do Zen app.
Refúgio Interior [Ouça Agora]
Se o medo e a ansiedade se tornarem incontroláveis, marque uma consulta com seu médico quanto antes.
Este artigo sobre medo e ansiedade foi útil para você? Então, não perca tempo e compartilhe nas suas redes sociais!