Desvendar os mistérios e a magia dos chakras é essencial para nos conhecermos mais profundamente. Ao todo, eles são sete e ficam localizados ao longo da coluna vertebral humana. Ficou interessado em saber sobre o assunto? Então acompanhe o artigo!
O que são chakras?
Para as religiões orientais, como a Budista e a Hinduísta, os chakras são centros de energias que atuam no nosso corpo físico, mental, espiritual e emocional. A origem da palavra vem do Sânscrito e significa “roda de luz” — ou simplesmente “roda”.
Cada um dos sete chakras possui uma cor, que fazem referência às do arco-íris, além de simbolizarem os quatro elementos naturais (água, ar, terra e fogo) e o éter que é a fusão de todos eles.
De acordo com os hindus, eles estão dentro do nosso organismo de maneira invisível. A função é se encontrarem e fazerem com que os canais condutores ativem a nossa energia vital.
Eu fiquei encantado quando descobri cada um. Você está curioso? Olha só o quão incrível eles podem ser:
1. Chakra Básico
O primeiro ou último chakra, dependendo do seu ponto de vista, começa nas glândulas supra-renais. Ele atua nas necessidades básicas do indivíduo, como comer, beber e dormir. Além disso, a parte de segurança, como sensação de abrigo, por exemplo, também é representada nele.
- cor: vermelho;
- elemento: terra;
- consequências se estiver em desequilíbrio: insegurança, preocupação excessiva, ganância, raiva e atos violentos.
2. Chakra Sacro
Também conhecido como “o chakra sexual”. Ele está localizado nas glândulas de reprodução e corresponde à nossa autoestima, energia, sexualidade e criatividade.
- cor: laranja;
- elemento: água;
- consequências se estiver em desequilíbrio: ciúmes, inveja, sentimento de posse e até mesmo dificuldades nas relações sexuais.
3. Chakra Plexo Solar
O solar é onde mora o ego de cada um. Porém, mais do que isso, representa a força individual. Está localizado no pâncreas e também nos mostra o nosso controle e humor.
- cor: amarelo;
- elemento: fogo;
- consequências se estiver em desequilíbrio: egoísmo, medo, fúria e ódio, caso esteja enérgico. Se estiver baixo, insatisfação e sem força de vontade para a vida.
4. Chakra Cardíaco
O cardíaco é onde estão localizadas as emoções, bem como as relações amorosas. É o chakra do amor!
- cor: verde e rosa;
- elemento: éter;
- consequências se estiver em desequilíbrio: instabilidade emocional, repressão do amor e sensação de opressão.
5. Chakra Laríngeo
O quinto chakra é referente à comunicação interpessoal. A forma como eu, você e todos se expressam é por meio dele
- cor: azul claro;
- elemento: éter;
- consequências se estiver em desequilíbrio: problemas de comunicação e falta de entendimento ao falar com os demais.
6. Chakra Frontal
Terceiro olho. É assim que o sexto ponto de energia é conhecido. Ele atua como um centro de intuição da mente, assim como no intelecto e nos sentidos.
- cor: azul índigo;
- elemento: éter;
- consequências se estiver em desequilíbrio: medo, falta de concentração, distúrbios no sono, como insônia e pesadelos.
7. Chakra Coronário
O sétimo e último chakra é a nossa relação com a energia superior — Deus ou Universo, não importa como queira chamar. Essa força é representada pelo coronário e tem a função da evolução.
- cor: lilás e dourado;
- elemento: éter;
- consequências se estiver em desequilíbrio: tristeza, confusão e falta de esperança.
Toda vez que sinto que meus chakras estão desalinhados ou fora de sintonia, eu recorro à meditação. Outras fontes de energia que fazem eu me reaproximar de mim mesmo são minhas pedras e meus cristais.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer o Zen App! Lá você encontra muita coisa bacana para equilibrar os chakras, o corpo e a mente e ter um estilo de vida cada vez mais saudável.